A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é caracterizada por uma sensação de queimação ou ardência na língua e/ou em outras partes da mucosa bucal, usualmente na ausência de achados clínicos. Tais sintomas não identificam uma entidade patológica, mas, sim, um sintoma relatado pelo paciente.
Atinge em sua maioria mulheres em idade de menopausa, pacientes desdentados totais, xerostômicos, idosos, diabéticos, dentre outras alterações metabólicas.
Devemos chamar a atenção para a necessidade da realização do diagnóstico diferencial entre o sintoma de ardência bucal e a síndrome da ardência bucal (SAB).
Várias condições clínicas podem estar associadas na etiologia da ardência bucal e o tratamento adequado deve ser indicado em cada situação específica.
Só após a eliminação desses fatores locais que o diagnóstico da SAB pode ser realizado.
Sendo provavelmente um tipo de Dor Neuropática, o tratamento medicamentoso específico estaria indicado.
"Todas as informações que compoem o conteúdo do site tem caráter meramente informativo e ilustrativo. Nenhuma informação contida no site deverá ser utilizada, sob hipótese alguma, para a execução de diagnósticos médico-odontológicos, e de quaisquer outros procedimentos relacionados a saúde. Para tanto, consulte um dentista especialista."