As dores de cabeça sao consideradas um problema de saúde pública, pois influenciam na qualidade de vida do indivíduo, podendo incapacitar a realização de suas atividades rotineiras.
A cefaléia pode ser definida como "qualquer dor manifestada no segmento cefálico" e, sendo assim, o cirurgião-dentista deve realizar o diagnóstico corretamente, visto que, doenças dos órgãos dentários, dos maxilares, dos músculos da mastigação e das articulações temporormandibulares (ATM) são causas frequentes de diferentes tipos de dores de cabeça.
Dores na região da cabeça podem ser um tipo de dor referida (irradiada) proveniente de Pontos Gatilho, por exemplo, dos músculos mastigatórios (masseter e temporal) ou dos músculos da região cervical ( esternocleidomastoideo, occiptofrontal e trapézio).
É de extrema importância o conhecimento do profissional que trata pacientes com dores de cabeça, sobre o possível envolvimento de músculos dessa região com a cefaléia.
Estudos comprovaram uma alta relação entre desordens temporomandibulares e dor de cabeça.
Se você possui dor que ocorre em 15 dias ou mais ao longo do mês, há mais de 3 meses, você apresenta DOR CRÔNICA e necessita de tratamento especializado.